ETEC Horácio Augusto da Silveira

Código: 064

Município:São Paulo

Área de conhecimento: Ensino Médio

Componente Curricular: Educação Física

Série: 1ª

C. H. Semanal :2

Professor:Ana Claudia Costa do Nascimento

 

I – Competências e respectivas habilidades e valores

       Demonstrar autonomia na elaboração de atividades corporais, discutindo e modificando regras para melhor adaptá-las;

       Reconhecer na convivência harmônica e democrática, oportunidades de crescimento coletivo;

       Entender as tecnologias de planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de projetos;

       Avaliar os benefícios pessoais e oportunidades profissionais no campo das atividades corporais;

        Adotar uma postura ativa de praticante de atividades físicas e consciente da importância das mesmas  na vida do cidadão;

       Participar  de atividades em grandes e pequenos grupos,potencializando e canalizando as diferenças individuais para o benefício e conquista dos objetivos por todos;

 
 

 

 

 

 

II – Plano Didático

Conhecimentos

Procedimentos Didáticos

Cronograma

 Dia / Mês

- Planejamento e gerenciamento de atividade física (IMC, RCQ, somatotipos e capacidades físicas

- Medição e avaliação das características pessoais relacionadas para subsidiar a montagem e acompanhamento de atividade para uma vida saudável

04 /02  a 04 /04

- Entender os conceitos de atividade e aptidão física, reconhecendo suas necessidades individuais e as metodologias necessárias para a aquisição de condições físicas e biológicas adequadas aos seus objetivos pessoais;

- Metodologia para o estabelecimento de rotinas individuais de treinamento;

04 /02  a 04 /04

- Diferenciação entre o esporte competição e o esporte lazer;

- Prática de jogos populares e adaptados dos esportes tradicionais, elaborados com a finalidade do lazer e recreação;

04 /02  a 19 /12

 - O esporte como agregador de valores de cooperação, não discriminatório e recreativo, visando apenas o bem-estar dos participantes;

- Análise das consequências da prática desportiva não profissional competitiva e a transformação dos esportes em jogos de regras acessíveis e prazerosas aos participantes;

04 /02 a 02 /07

- Atividade física, recreativa e de lazer

- Reconhecer as possibilidades de espaços públicos para a prática de atividade física em seu tempo livre.

04 /02 a 02 /07

- Planejar, executar, acompanhar e avaliar projetos;

- Metodologias utilizadas na elaboração de atividades como gincanas, festivais, campeonatos e programas de atividade física;

- Execução de atividade afim na unidade escolar;

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- Práticas corporais e autonomia

- Reconhecer e utilizar de forma crítica recursos para a análise e montagem de práticas saudáveis.

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-Saúde e Qualidade de vida

-Refletir sobre as informações específicas da cultura corporal,sendo capaz de discernir e reinterpretá-las em bases científicas,adotando uma postura autônoma na seleção de atividades e procedimentos para a manutenção ou aquisição da saúde;

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-Cultura Corporal

-Aprofundar-se no conhecimento e compreensão das diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho ,linguagem e expressividade;

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III - Plano de Avaliação de Competências

Competência

Indicadores de Domínio

Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação

Critérios de Desempenho

Evidências de Desempenho

- Adquirir, através do reconhecimento de suas características pessoais físicas e biológicas, condições de estabelecer para si, rotinas de treinamentos pessoais adequadas e coerentes ao resultado individual desejado;

- Analisar as diferentes possibilidades de métodos de treinamento individual;

- Reconhecer as diferenças entre a prática esportiva de competição e recreativa, possibilitando estabelecer a construção de novas atividades e/ou novas regras de participação, adequando as atividades às condições individuais de todos os participantes, proporcionando convivência harmoniosa e crescimento coletivo

- Conhecer as técnicas de planejamento, execução e avaliação na elaboração de eventos relacionados a atividades físicas, recreativas ou competitivas, adquirindo condições de criar, monitorar e avaliar este tipo de ações

- Demonstrar conhecimentos de auto-avaliação de suas características e capacidades físicas e, de estabelecer para si, metas e rotina individual adequada para o cumprimento das mesmas;

- Criar ou adequar novas atividades ou regras de participação e execução em jogos coletivos proporcionando prazer e interesse à participação de todos os integrantes

- Capacitar-se como elaborador ou monitor de atividades como gincanas, festivais, campeonatos e eventos relacionados com a atividade física;

- Avaliação de suas capacidades físicas (velocidade, agilidade, força, flexibilidade, resistência aeróbia e anaeróbia).

-Observação direta

-Autoavaliação

_Avaliação Individual

- Clareza sobre a utilização das variáveis medidas e avaliadas;

- Conhecimentos sobre a elaboração de rotinas pessoais de treinamento através de atividades físicas;

- Adequação de posturas individuais diante da participação nas atividades propostas;

- Critérios de conduta e análise das transformações e suas consequências para a harmonia do grupo;

- Clareza de objetivos a serem alcançados;

- Participação adequada individual diante do coletivo na organização das atividades;

- Elaboração de rotinas individuais de treinamento adequadas e coerentes com sua individualidade.

- Elaboração de novas atividades e/ou regras de execução para atividades já existentes, visando à satisfação de todos os participantes;

- Participação na elaboração, execução e monitoramento em atividade relacionada, direcionada à comunidade da unidade escolar;

 


IV – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia)

Site: Clickideia;  Apostilas elaboradas pelo professor; vídeos e slides;

 

V – Estratégias de Recuperação Contínua  e Paralela  (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem)

 

Recuperação paralela através de pesquisas, trabalhos e nova explicação da matéria;

Utilização de novos procedimentos didáticos para esses alunos em dificuldade.

 

VI – Identificação:

Nome do professor:Ana Claudia Costa do Nascimento

Assinatura:                                                                                        Data:28/02/11

 

VII – Parecer do Coordenador de Área:

Nome do coordenador(a):

Assinatura:                                                                                        Data: