ETEC Professor Horácio Augusto Da Silveira

Código: 064

Município: São Paulo

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Habilitação Profissional: Técnico em Logística

Qualificação: Técnico em Logística

Módulo: 3

Componente Curricular: Logística Reversa

C.H. Semanal: 2,5

Professor: Peri da Silva Santana, Robson Elias Bueno e Viviane Rodrigues.

 

 

I – Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular

Entender os canais de produção reversos, objetivos econômicos da Logística Reversa, analisar e estudar os fluxos da cadeia produtiva direta, ou seja, naqueles que vão das matérias-primas virgens ao consumidor final. Canais de distribuição, que são as diversas etapas pelas quais passam os bens produzidos até chegarem no consumidor final.

Verificar e interpretar o significado, benefícios e objetivos da lista de insumos que integram os produtos  a serem produzidos.

 

Verificar o impacto do fator Logístico e Tecnológico na organização do Reverse Supply Chain de Pós-Consumo.

 

Padronizar e estabelecer critérios para compra no mercado interno ou externo.

 

Revalorização dos bens pós-consumo e analisar o meio ambiente inserido no contexto.

 

Analisar perdas de materiais decorrentes de problemas de estocagem, manejo e prazos de validade.

 

Identificar políticas, normas e controle de qualidade em produtos e serviços.

 

 


II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular: Logística Reversa.

 

 

Competências

 

 

Habilidades

 

 

Bases Tecnológicas

 

Analisar e ver a tendência da falta de recursos e a importância da Logística Verde/Reversa no processo.

Logística Reversa, vista como um interesse crescente e sustentável.

Uso eficiente de recursos na logística

Ferramentas e metodologias atuais na logística e produção

Pesquisa e Desenvolvimento

Planejar, organizar, dirigir e controlar, ou seja administrar o controle sobre o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios na imagem corporativa.

Propostas de cooperação.

 

● Saber ler, interpretar e entender textos sobre o assunto.

● Analisar riscos ambientais.

● Analisar as implicações político-sociais e econômicas dos processos produtivos.

● Resolver problemas a partir da análise de diferentes situações e riscos ambientais.

● Co-relacionar a evolução histórica da humanidade no processo de degradação ambiental.

● Avaliar ações de intervenção na realidade. Elaborar propostas de intervenção no meio ambiente.

● Atuar em conformidade com as boas práticas de preservação do meio ambiente.

● Analisar, verificar e pesquisar legislação de proteção ao meio ambiente.

 

● Programas de riscos e processos ambientais.

● Elementos básicos da Logística.

·    Logística e o Meio-Ambiente.

·    Triple Botton-Line.    

Ø     ECOEFICIÊNCIA

● Economia.

● Sustentabilidade.

● Ambiente Social.

● Setor Ambiental.

● Avaliação do ciclo de vida de um produto e Ecossistemas

● Cidadania e fatores tecnológicos.

 


III – Plano Didático

Habilidade

Base Tecnológica

Procedimento Didático

Cronograma

 Dia / Mês

● Verificar o que é Logística Reversa, procedimentos e a relação com a Logística Tradicional.

Conceitos e Legislação Ecológica, envolvimento e a importância da Economia e Sustentabilidade.

Aulas expositivas, pesquisa e discussão.

08 / 02 a 10 / 03

● Identificar e saber diferenciar a Logística Reversa e a Logística Verde nos aspectos legais.

Práticas das organizações e empresas sobre o assunto de Logística Reversa e Pós-consumo.

Aulas expositivas, pesquisa e debates; apresentação de trabalhos em grupos sobre os conteúdos desenvolvidos e visita técnica.

11 / 03 a 28 / 04

● Verificar os Canais de Distribuição Reversos, Triple Botton Line.

Imagem corporativa e pós-consumo.

Práticas comerciais sobre legislação fiscal; impostos, taxas, fretes, prêmios de seguro;Modelos de Documentos Diversos utilizados nos transportes e Seguros nos Transportes.

Aulas expositivas e práticas; apresentação de trabalhos, avaliação sobre os conteúdos desenvolvidos.

29 / 04 a 30 / 06

 

 IV - Plano de avaliação de competências

Competência

Indicadores de domínio

Instrumento(s) de Avaliação

Critérios de desempenho

Evidências de Desempenho

● Desenvolver e construir  pensamento crítico sobre a constituição da sociedade global, o papel do desenvolvimento tecnológico neste contexto e a conseqüente crise ambiental em escala mundial

● Conhecer os princípios custo-benefício dos aspectos produtivos e de avaliar e analisar a influência de processos e produtos no ambiente e de fontes alternativas de energia

● Propor formas de intervenção para reduzir os efeitos agudos e crônicos das questões ambientais ( água, recursos naturais, poluição, etc...)

● Analisar leis e normas ao Meio Ambiente.

● Trabalhar  com conceitos atuais e normas ambientais

→ Interpretar e criticar resultados numa situação correta;

→ Analisar riscos ambientais;

→ Analisar as implicações sociais e econômicas dos processos;

→ Formular proposta/ resposta/ solução.

● Bases tecnológicas

→ Desenvolvimento sustentável;

→ Perspectivas ambientais a serem discutidas resolvidas.

 → Busca de novas tendências e tecnologias.

● Relatório escrito / oral

● Relatórios/ Resenhas

( em grupo e individual)

● Pesquisa individual e em grupo.

● Questões para reflexão e análise crítica

● Questões de pesquisa e resolução de situações problema

● Visitas à empresas

●  Relação de idéias e discussões em aula.

●  Aplicação de conceitos

● Aplicação de normas técnicas (ABNT).

· Relacionamento de idéias

· Resolução de problemas

· Organização na apresentação do trabalho

· Cumprimento de prazo

· Aplicação de conceitos

● Pesquisar e mostrar uma postura crítica, investigativa e propositiva diante da crise ambiental deste século;

● Demonstrar sensibilidade e competência para avaliar os danos sócio-ambientais e optar por determinados processos produtivos e tecnológicos;

● Evidenciar, comprovar e construir um raciocínio critico sobre a constituição da sociedade global, o papel do desenvolvimento tecnológico nesse contexto e a conseqüente crise ambiental em escala planetária;

 


V – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia)

ALMEIDA, F. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

BOWERSOX, D. J.; CLOOS D. J. – Logística Empresarial. São Paulo, Ed. Atlas 2001.

CASTIGLIONI, José A. de Mattos, Logística Operacional. S. Paulo, Ed. Érica 2007.

LEITE, Paulo Roberto – Logística Reversa – São Paulo, Ed. Pearson  1ª Edição 2008.

LACERDA, L. Logística Reversa, uma visão sobre conceitos básico e as práticas. Centro de Estudos em Logística: COPPEAD – UFRJ, 2002..

SILVA, Beatriz de O.M.  Gestão Ambiental: cursos técnicos. Notas.

SOUZA, M. T. S. Rumo à prática empresarial sustentável. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, SP: v.4, n.33, p. 40-52, jul/ago/1993.

TRIGUEIRO, F. G. R. Logística Reversa, agosto 2002.

 

VI – Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório

·        Pesquisas e trabalho extra-classe em assuntos abordados na disciplina.

·        Relatórios e/ou avaliações para reforçar o discutido sobre a matéria.

·        Exposição, debates.

 

 

VII - Outras Observações / Informações:

 

VIII – Assinatura:                                                                             Data: 19 / 02 / 2010

 (professores (as)) Peri da Silva Santana, Robson Elias Bueno e Viviane Rodrigues.

 

IX –  Parecer do Coordenador de Área: consta do Plano de Trabalho Docente as competências definidas para o componente curricular.

Nome do Coordenador: Élbio Tomás de Oliveira

        Assinatura:                                                                            Data: 26.02.2010