ETEC Professor Horácio Augusto da Silveira.

Código: 064

Município: São Paulo/SP.

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios.

Habilitação Profissional: Técnico em Logística

Qualificação: Auxiliar de Processos Operacionais.

Módulo: II

Componente Curricular: Expedição e Distribuição

C.H. Semanal: 2,5

Professor (es): Marco Aurélio da Silva, Moacir de Freitas Júnior e Robson Elias Bueno.

 

I – Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular

·      Executar atividades de conferência de materiais na recepção e na expedição.

·      Auxiliar atividades de distribuição de produtos e/ou serviços.

·      Utilizar tecnologias de informação nas empresas.

·      Utilizar sistemas de comunicação para viabilizar processos e operações logísticas.

Ø      Verificar notas fiscais.

Ø      Confrontar notas e pedidos.

Ø      Tirar amostra de produtos.

Ø      Fazer lançamentos no sistema.

·      Encaminhar materiais para armazenagem;

·      Separar itens por cliente.

·      Distribuir produtos por zona.

·      Acompanhar carregamento dos produtos.

 


II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular

 

Competências

 

Habilidades

 

Bases Tecnológicas

 

1. Estabelecer relações entre os sistemas de distribuição de mercadorias e os métodos de controle de produtos expedidos

2. Identificar documentação necessária às operações de expedição de produtos e seus acompanhamentos.

3. Diagnosticar problemas relativos ao pós-venda e propor soluções com base nas respostas dos clientes.

4. Selecionar os modais adequados para cada tipo de operação do processo de expedição.

 

1.1. Aplicar os conceitos e princípios das operações de distribuição.

1.2. Selecionar os canais de distribuição adequados aos diversos tipos de atividades.

1.3. Identificar os diversos níveis dos canais de distribuição.

1.4. Atender os procedimentos de controle de produtos expedidos

2.1. Utilizar a documentação necessária para a movimentação e controle.

2.2. Acompanhar níveis dos serviços de expedição e distribuição.

3.1. Identificar a eficiência e a eficácia dos processos logísticos, visando a plena satisfação dos clientes.

3.2. Utilizar controles internos para mensurar os resultados das pesquisas de pós-venda.

3.3. Indicar ações corretivas.

4.1. Detectar as especificidades de cada operação logística.

4.2. Adequar o modal escolhido de acordo com a operação realizada.

4.3.  Utilizar diferentes tipos de embalagens e etiquetas, de acordo com as condições físicas e operacionais do produto e modal.

 

           Níveis e Canais de distribuição:

·       Tipos de distribuição

           Planejamento de operação logística

           Marketing de distribuição

           Identificação das características da carga

           Preparação para o transporte

2.1. Documentação de expedição e distribuição

2.2. Ciclo do pedido do cliente

3. Serviços ao cliente – Venda e pós-venda

4. Noções de modais

5. Tipos de cargas, materiais e embalagens

6. Ocupação volumétrica (peso e volume

 

 

III – Plano Didático

Habilidade

Base Tecnológica

Procedimento Didático

Cronograma Dia/Mês

*Aplicar os conceitos e princípios das operações de distribuição.

*Selecionar os canais de distribuição adequados aos diversos tipos de atividades.

Níveis e Canais de distribuição:

·       Tipos de distribuição:

- Planejamento de operação logística

- Marketing de distribuição

- Identificação das características da carga

- Preparação para o transporte

Aulas expositivas e tarefas dirigidas.

08/02 a 19/02

*Identificar os diversos níveis dos canais de distribuição.

*Atender os procedimentos de controle de produtos expedidos

 *Utilizar a documentação necessária para a movimentação e controle.

*Acompanhar níveis dos serviços de expedição e distribuição.

*Identificar a eficiência e a eficácia dos processos logísticos, visando a plena satisfação dos clientes.

*Utilizar controles internos para mensurar os resultados das pesquisas de pós-venda.

*Indicar ações corretivas.

Detectar as especificidades de cada operação logística.

*Adequar o modal escolhido de acordo com a operação realizada.

 *Utilizar diferentes tipos de embalagens e etiquetas, de acordo com as condições físicas e operacionais do produto e modal

 Documentação de expedição e distribuição

Ciclo do pedido do cliente

 Serviços ao cliente – Venda e pós-venda

Noções de modais

Tipos de cargas, materiais e embalagens

Ocupação volumétrica (peso e volume

Aulas expositivas e estudos em grupos.

Pesquisa e apresentação.

Aulas expositivas e trabalhos em grupos. 

Pesquisa e apresentação de relatórios.

Pesquisa e exercícios práticos.

Aulas expositivas e trabalhos individuais.

Exercícios e apresentação de soluções.

22/02  a  05/03

08/03 a  19/03

22/03 a 31/03

01/04 a 16/04

19/04 a 14/05

17/05 a 11/06

14/06 a 30/06

 


IV - Plano de Avaliação de Competências

Competência

Indicadores de Domínio

Instrumento(s) de Avaliação

Critérios de Desempenho

Evidências de Desempenho

1. Estabelecer relações entre os sistemas de distribuição de mercadorias e os métodos de controle de produtos expedidos

*Coletar dados na utilização do espaço Layout

*Elaborar mapas e planilhas para acumular  comparação na realidade, para fins de análise

Avaliação escrita (Prova)

Exercícios

Pesquisas

Comparações

Clareza e segurança

Demonstrar capacidade de resolução de exercícios.

2. Identificar documentação necessária às operações de expedição de produtos e seus acompanhamentos

*Destacar objetos e produtos por área

*Verificar a  das matéria prima e produto acabado em seus ajustes necessários perante aos vencimentos das acomodações

*Verificar desvios na operação , quanto ás causas e conseqüência

Levantar dados , informações

Seminários

Trabalho em equipe

Desenvolvimento de projetos

Organização e sequência lógica.

Capacidade de solucionar os problemas.

3. Diagnosticar problemas relativos ao pós-venda e propor soluções com base nas respostas dos clientes.

comparações com auxilios de relatórios , mapas do cadastro no código de identificação (nome , marca, peso, medida, validade, manuseio etc)

Utilizar os valores do orçamento financeiro na elaboração de mapas e relatórios específicos em cálculos

 Observação direta e apresentação de relatórios.

Visão de desições

Objetividade na ética

Capacidade de utilizar os vários canais de distribuição.

4. Selecionar os modais adequados para cada tipo de operação do processo de expedição.

Comparações através de cálculos em verificação dos modais com menor custo para o fluxo da mercadoria

Estudo de caso e relatório.

Verificação da desição em valores

Demonstrar conhecimento sobre expedição e distribuição de materiais.

 


V – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia)

Administração de Materiais , Marco Aurélio P . Dia – Editora Atlas – SP 2º edição

Distribuição de Classe Mundial – Edward H. Frazelle e Paulo G > Goelzer -IMAM

Logística Operacional – José Antonio de Mattos Castigliom – Editora Érica

Logística Industrial Integrada – Bruno Paoleschi – Editora Érica

 

VI – Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório

Trabalhos práticos  e acompanhamento diferenciado para os alunos com dificuldade de aprendizagem, além de  resumo constantemente da matéria dada.

 

 

VII - Outras Observações / Informações:

Exposição de vídeos e visitas técnicas.

 

VIII – Assinatura:                                                                             Data: 19/02/2010

 (Professores): Marco Aurélio da Silva, Moacir de Freitas Júnior e Robson Elias Bueno

 

IX – Parecer do Coordenador de Área: Consta do Plano de Trabalho Docente as competências definidas para o componente curricular.

Coordenador: Élbio Tomás de Oliveira.

        Assinatura:                                                           Data: 26/02/2010