ETEC Professor Horácio Augusto da Silveira

Código: 064

Município: SÃO PAULO

Eixo Tecnológico:  GESTÃO E NEGÓCIOS

Habilitação Profissional:  TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Qualificação: SEM CERTIFICAÇÃO TÉNICA

Módulo: 1º

Componente Curricular:  PROCESSOS DE OPERAÇÕES CONTÁBEIS I

C.H. Semanal: 2H50

Professores: Rosieli Assueiro Valejo e Maria Inês Lobozar.

 

 

 

 

 

 

 

I – Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular.

O técnico em administração é o profissional que empreende, analisa, interpreta e correlaciona de forma sistêmica os cenários sociais, políticos, econômicos e sustentáveis, respeitando tipos de mercado, as tendências culturais, os nichos e as possibilidades de integração das economias contemporâneas. Executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoque. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material. Utiliza ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.

As atribuições previstas no componente curricular de Processos de Operações Contábeis I preparam o técnico para, registrar atos e fatos contábeis e Financeiros.

·       Planejam, organizam, coordenam e operacionalizam as atividades administrativas.

·       Desenvolvem comportamentos éticos profissionais.

·       Controlar receitas, contas a pagar, contas contábeis e custos.

·       Controlar conciliação de pagamentos e depósitos bancários.

·       Controlar fluxo de caixa.

·       Arquivar documentos confidenciais.

          Classificar documentos segundo o plano de contas.

  Registrar dados em planilha ou ficha de lançamentos contábeis.

  Digitar dados e informações.

  Efetuar lançamentos contábeis.

  Conciliar contas contábeis.

  Escriturar os livros fiscais e auxiliares.

  Dar manutenção em plano de contas.

  Levantar informações relacionadas a custos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular

Componente Curricular: PROCESSOS DE OPERAÇÕES CONTÁBEIS I       Módulo: I

 

 

Competências

 

Habilidades

 

 

Bases Tecnológicas

1

2

3

4

5

6

Compreender os fundamentos e conceitos da contabilidade.

Identificar e contextualizar os atos e fatos contábeis nas mutações patrimoniais.

 Identificar os elementos e interpretar a estrutura dos planos de conta.

Avaliar resultados das demonstrações contábeis.

Planejar e avaliar as estratégias para a tomada de decisão.

Definir estratégias de gestão com base nos dados contábeis.

1

2

3

4

5

Aplicar os fundamentos e conceitos da Contabilidade na área de Gestão

 Interpretar e classificar atos e fatos contábeis.

Apurar registros contábeis para estruturação da demonstração do resultado do exercício.

Elaborar relatórios contábeis.

Estabelecer metas e organizar ações estratégicas a partir da análise dos demonstrativos contábeis.

1

2

3

4

5

6

7

Noções de contabilidade: conceito e aplicabilidade e formação de patrimônio

Demonstrativos contábeis: atos e fatos

Registro contábil: lançamentos, razonetes, partidas dobradas

Plano de contas, estrutura de balancete e balanço patrimonial, conforme lei vigente

Estrutura da demonstração do resultado do exercício – DRE, conforme lei vigente – análise de resultados

 Análise dos demonstrativos contábeis

 Contabilidade e as estratégias empresariais: análise de dados, tomadas de decisão

 


III – Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento

Componente Curricular: PROCESSOS DE OPERAÇÕES CONTÁBEIS I       Módulo: I

Habilidade

Bases Tecnológicas

Procedimentos Didáticos

Cronograma / Dia e Mês

1. Aplicar os fundamentos e conceitos da Contabilidade na área de Gestão

1. Noções de contabilidade: conceito e aplicabilidade e formação de patrimônio

Demonstração de Teorias

Aulas Expositivas

Exercícios práticos

07/02/11 a 14/02/11

21/02/11 a 28/02/11

2. Interpretar e classificar atos e fatos contábeis.

2. Demonstrativos contábeis: atos e fatos

Demonstração de Teorias

Aulas Expositivas

Exercícios práticos

01/03/11 a 19/03/11

3. Apurar registros contábeis para estruturação da demonstração do resultado do exercício.

3. Registro contábil: lançamentos, razonetes, partidas dobradas

4. Plano de contas, estrutura de balancete e balanço patrimonial, conforme lei vigente

Aulas Expositivas

Demonstração de teorias

Exercícios Práticos

22/03/11 a 29/04/11

4. Elaborar relatórios contábeis.

5.Estrutura da demonstração do resultado do exercício – DRE, conforme lei vigente – análise de resultados

 6. Análise dos demonstrativos contábeis

Aulas Expositivas

Atividades em grupo e debates dos conceitos

Trabalho Individual

Elaboração de documentos contábeis

05/04/11 a 19/04/11

26/04/11 a 24/05/11

5. Estabelecer metas e organizar ações estratégicas a partir da análise dos demonstrativos contábeis.

 6. Análise dos demonstrativos contábeis

7. Contabilidade e as estratégias empresariais: análise de dados, tomadas de decisão

Aulas Expositivas

Estudo em Grupo

Exercícios Práticos

31/05/11 a 15/07/11

 

 

 

IV – Procedimentos de Avaliação

Componente Curricular: PROCESSOS DE OPERAÇÕES CONTÁBEIS I                                                                        Módulo: I

Competência

 (por extenso)

Indicadores de Domínio

Instrumentos de Avaliação

Critérios de Desempenho

Evidências de Desempenho

Compreender os fundamentos e conceitos da contabilidade.

Aplicar os fundamentos e conceitos da Contabilidade na área de Gestão na classificação das informações selecionadas

Avaliação escrita individual

Precisão e clareza na execução das atividades de avaliação

Demonstrar compreensão dos conceitos da contabilidade, Clareza de idéias (oral e escrita) e participar ativamente das discussões em grupo.

Identificar e contextualizar os atos e fatos contábeis nas mutações patrimoniais.

Interpretar e classificar atos e fatos contábeis.

Elaboração e Funções das Contas

Avaliação escrita individual e discussão em grupos com produção de conclusões escritas e verbais.

Precisão e clareza na execução das atividades de avaliação. Participação individual e desempenho na expressão verbal.

Demonstrar compreensão dos lançamentos contábeis, nas avaliações orais e escritas.

Identificar os elementos e interpretar a estrutura dos planos de conta.

Apurar registros contábeis para estruturação da demonstração do resultado do exercício.

Avaliação escrita individual

Precisão e clareza na execução das atividades de avaliação.

Demonstrar organização das informações, apresentação de conclusões escritas

Elaborar relatórios contábeis.

Avaliar resultados das demonstrações contábeis.

Avaliação escrita individual e em grupo, com debates em sala de aula.

Precisão e clareza na execução das atividades de avaliação.

Seqüência lógica

Demonstrar entendimento das demonstrações contábeis  com avaliação escrita e discussões em grupo nos seminários.

Estabelecer metas e organizar ações estratégicas a partir da análise dos demonstrativos contábeis.

Planejar e avaliar as estratégias para a tomada de decisão.

Definir estratégias de gestão com base nos dados contábeis.

Avaliação escrita individual e em grupo, com debates em sala de aula.

Precisão e clareza na execução das atividades de avaliação.

Seqüência lógica

Demonstrar entendimento das demonstrações contábeis  com avaliação escrita e discussões em grupo nos

 


V – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia)

Moura,Osni – Contabilidade Básica – Editora Saraiva 28º edição 2008

Equipe de professores da FEA/Usp – Contabilidade Introdutória, Editora Atlas 10ª edição – 2010

Leite, Hélio de Paula – Contabilidade para Administradores, Editora Atlas 2010

 

VI – Estratégias de Recuperação Contínua e Paralela  (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem)

Atividades desenvolvidas em paralelo com as competências e habilidades do modulo,  compreendendo em atividades com Aulas de Reforço, Execução de Exercícios Práticos, Prova Escrita e oral.

 

VII– Identificação:

Nome do professores: Rosieli Assueiro Valejo  e Maria Inês Lobozar

Assinatura:                                                                                        Data: 18/02/2011

 

VIII – Parecer do Coordenador de Área: o Plano de Trabalho Docente está de acordo com o Plano de Curso e está coadunado com o que estabelece o componente curricular.

Nome dos Coordenadores:

Assinatura:                                                                                         Data: 18/02/2011